Se você está abrindo uma empresa, certamente já se deparou ou ainda vai se deparar com o termo “endereço fiscal”. Esse é o endereço usado para abrir um CNPJ e que vai constar em todos os documentos oficiais da sua empresa.
A definição do endereço fiscal é obrigatória para todas as empresas. Mesmo que você preste serviços da sua casa, sem ter um escritório ou loja, precisa fazer essa definição.
Mas, se você trabalha de casa, com prestação de serviços, por exemplo, pode usar outro endereço para receber as cobranças de tributos e notificações. Existem empresas que oferecem esse serviço e nós somos uma delas.
Para que serve o endereço fiscal?
O endereço fiscal da empresa é utilizado em todos os documentos oficiais do negócio, como contratos, boletos e notas fiscais. Além disso, é para esse endereço que serão enviadas as cobranças de tributos, notificações e declarações de informações contábeis. Ou seja, o domicílio fiscal da empresa é o seu endereço oficial para recebimento e envio de correspondências.
Qual a importância do endereço fiscal?
Como você já sabe, todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou faturamento, precisam ter um endereço fiscal – inclusive o MEI! Ou seja, a definição desse endereço é uma exigência para a abertura do CNPJ. Sem ele, uma empresa não pode ser constituída. É importante deixarmos claro que o endereço fiscal do negócio pode ser o endereço residencial dos seus sócios. Nesse caso, um dos sócios (ou o sócio, no caso de empresa individual) receberá as correspondências da empresa na sua casa. Entretanto, isso não é aconselhável. O mais indicado é ter um endereço fiscal que corresponda às atividades da sua empresa e nós vamos mostrar por que.
Cynthia Fortuna